...surgiu, como se desintoxicar do homem errado, mas com o tempo mudou para "Como se desintoxicar da pessoa errada". Existem mulheres e homens intoxicados.Tanto as mulheres quanto os homens tem sua parcela de culpa por se intoxicarem pelas pessoas erradas, afinal, todos temos o livre arbítrio, temos como escolher, cada um tem a sua responsabilidade! Esse blog surgiu para trocar experiências, dar um ponto de vista diferente para que seja feita a auto-análise para mudar algo....descubra o que será mudado em você. Seja feliz. Sua felicidade depende somente de você!!! Não coloque a responsabilidade de sua felicidade em alguém que não possa te fazer feliz.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Em tempos de crise

Queridas (os) Leitoras (es),

Você deve estar pensando que o lerá a seguir é algo sobre crise em relacionamentos certo? ERRADO. Vou escrever um pouquinho sobre a minha visão sobre como se organizar perante a crise econômica que gerou o colapso nas economias de todo mundo.

Perder o emprego em nome da temida crise? (Isso se já não foi a afetada). Mas antes de se desesperar, saiba que é possível, sim, enxugar os gastos e passar pela turbulência sem sofrer muito ou ser pega de calças curtas na área financeira.
A= Alimentação - devem planejar um gasto mínimo com alimentação, verificar que é preciso manter o "básico", perceber alguns gastos que são legais, mas na emergência devem ser cortados e, finalmente, localizar aqueles gastos que não têm o menor sentido. Supérfluo é, por exemplo, manter o serviço de transferência de chamada no telefone fixo ou comprar um queijo brie.
B= Básico (água, luz, aluguel, transporte etc)
C= Controlável (aquilo que faz a vida melhor e num caso de necessidade - ou para sair do cheque especial - deve ser cortado)
D= Desnecessário (tudo o que não faz sentido, ou seja, vários cartões de crédito, celulares, assinaturas de revistas etc)O que pode parecer óbvio, para alguns é visto como impossível. Infelizmente, há pessoas que mantém hábitos de gastos e não entendem que o momento de crise pede sacrifícios.
- Planilhe – Faça uma planilha no Excel com todos os seus gastos fixos do próximo mês, com um link para a planilha de supermercado e farmácia, os quais você fará uma lista do mês, já com preços pesquisados. Não esqueça nem dos centavos trocados por uma bala.
- Cadernetinha - sabe, aquelas cadernetinhas que a mãe anotava as compras na quintanda? Então compre uma, leve sempre na bolsa e anote todos os gastos que você teve que não estão relacionados na planilha. Analise semanalmente todos os itens gastos, e jogue na planilha – na área despesas. Com certeza, você perceberá que houve compras que poderiam ter sido evitadas, daí surgem os primeiros cortes.
- Pesquisa de preços - siga o conselho de sua mãe e procure pela melhor oferta, não saia comprando no primeiro lugar e muito menos em liquidação. Antes de comprar na liquidação faça a seguinte pergunta: - Eu realmente preciso disso?
- Turma do Osmar... - Se você ainda não faz parte dessa turma, pode vir a fazer parte ( osmarmiteiros). Levar marmita para o trabalho é algo que não pesa muitoe faz com que economize bastante com restaurante. Na noite de sábado, o jantar na pizzaria (que aliás engordasrsrsr) pode ser substituído por encontro com os amigos em casa.
- Poupança - Aproveite essas dicas para começar aquela tão adiada poupança. É indicado manter reservas para se manter durante um período de seis a doze meses. Pois, é preciso entender que no caso de desemprego, o tempo para se recolocar no mercado está muito mais longo. Cálculo para economizar e começar a poupar: Salário líquido – 40% do seu salário (esse valor eu que estipulei para mim...cada um estipula o que quiser...). Os 60% que sobra será de onde você pagará todos os gastos fixos

Eu desenvolvi uma planilha que está me ajudando muuuuuito que me dá uma visão geral da minha vida financeira até dezembro-2009. Quem quiser me escreva: lelisrose@yahoo.com.br

Um comentário:

  1. Sabe que estou seguindo essas orientações...

    hahaaa!!! Bjos, Linda!

    ResponderExcluir

Espero que o blog tenha te ajudado e agradeço a sua participação com seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...