...surgiu, como se desintoxicar do homem errado, mas com o tempo mudou para "Como se desintoxicar da pessoa errada". Existem mulheres e homens intoxicados.Tanto as mulheres quanto os homens tem sua parcela de culpa por se intoxicarem pelas pessoas erradas, afinal, todos temos o livre arbítrio, temos como escolher, cada um tem a sua responsabilidade! Esse blog surgiu para trocar experiências, dar um ponto de vista diferente para que seja feita a auto-análise para mudar algo....descubra o que será mudado em você. Seja feliz. Sua felicidade depende somente de você!!! Não coloque a responsabilidade de sua felicidade em alguém que não possa te fazer feliz.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Relacionamentos Nocivos

Por Simone Cardoso

Existem pessoas que constroem relacionamentos nocivos, como se fosse um círculo vicioso. Constroem relacionamentos nocivos até com o dono da vendinha da esquina.

É possível permanecer num relacionamento nocivo sem se machucar muito quando se tem consciência de que foi uma escolha. Mas ai minha filha, você está se descobrindo uma masoquista sentimental...

Existem mulheres que são iscas fáceis de relacionamentos nocivos, pois são muito altruístas, dão uma de Madre Teresa de Calcutá. Levam à extremos a missão de cuidar do outro.

Impor limites: é tornar- se assertiva na relação - dizer o que gosta e o que não aceita.

Assumir e manter um vínculo como esse é uma escolha e, assim, tornar-se protagonista da própria história. O que você passa não é carma nem destino: é a pessoa que você trouxe para sua vida. Portanto, é possível expulsá-lo. Qual é sua decisão nesse instante?

Outro ponto: - O que você ganha com esse relacionamento nocivo que não consegue romper?

Ao tentar romper um relacionamento nocivo, é natural que a outra parte reaja para manter a situação tal como está. Mantenha-se firme na decisão e não abra espaço para a culpa.

Pessoas com auto-estima elevada se envolvem menos em relações destrutivas. Portanto, invista na sua. Não é que seja uma vacina para o resto da vida, mas os riscos de se meter numa roubada são sempre menores para quem gosta de si mesma e confia no próprio taco.

Para ter boa auto-estima, é preciso se conhecer bem, fazer uma terapia, por exemplo. Mas se a grana está curta encontre um tempo para você e invista em pequenas coisas que a façam feliz, como ir ao cinema, fazer uma caminhada no parque, andar com o cachorro (se não tem, pegue da amiga emprestado e divirta-se com o bichinho), faça um curso...e por ai vai...

Não precisa ter medo da dolidão. Solidão é o fantasma que faz BUHHH e assombra maioria das mulheres envolvidas em relacionamentos nocivos.Não precisa ter medo da solidão. Lembrem-se de sua família e amigos e que ele não é o último homem da face da terra!!!

Espiritualidade faz a diferença na vida, revigora o espírito. Pode ser o que faltava para pôr o ponto final numa relação fadada ao fracasso.

Como identificar a hora de romper um relacionamento nocivo? Quando o ressentimento é maior que a esperança, não há conversa nem limite que resolva. Se ainda há esperança de resgate, vale tentar um diálogo franco mesmo que doa. Caso contrário, evite sofrimento inútil: saia à inglesa, como costumam dizer os franceses.

Até onde pode chegar uma relação destrutiva? Depende do limite de cada um. Qual é o seu limite?

A reincidência é um fantasma que assombra quem já viveu uma relação perniciosa. O único jeito de não cair de novo na mesma armadilha é fazer uma revisão das condições que levaram à dinâmica nefasta. Sem procurar os fatores pessoais que colaboraram para a formação e manutenção desse enredo, não existe saída: a tendência é mesmo repetir o script.

Quando se chega às raias da violência física, o melhor é sair de perto, sem contemplação, e tomar providências. Contra a força física não há argumento.

Há um novo tipo de relacionamento nocivo na praça os "gigolôs modernos". São namorados que perdem o emprego, se hospedam provisoriamente na casa da namorada e vão ficando, ficando, como se não pudessem contar com mais ninguém no mundo (e, já que estão duros, nem sequer se oferecem para rachar as despesas). A moça começa se achando muito importante, tão boa samaritana, até gostando desse inusitado papel de anjo protetor. Não acredite nisso! Ninguém é tão desamparado: ele deve ter irmãos, pais, padrinhos ou amigos. E, se não tiver mesmo ninguém a quem recorrer, pior ainda! O que terá acontecido para todo mundo sumir da vida dele?

24 comentários:

  1. Oi! Achei seu blog por acaso e queria deixar meu singelo "testemunho". Acabo de sair de um relacionamento de 06 anos que do meio para o final tornou-se totalmente nocivo para mim. Quando não estamos mais felizes conosco, não adianta tentar convencer o parceiro a mudar, nós é que temos que tomar a iniciativa. Suas palavras são bem acertadas! Abraços, e irei te acompanhar. JK

    ResponderExcluir
  2. Oi JK,
    Obrigada pelas suas palavras e acompanhamento. Concordo com você!
    Quase tudo o que escrevo coloco em prática. E o processo de desintoxicação usei uns 98%. Aqui tem dicas do que eu fiz e que me ajudou muito, experiências de amigos e amigas. Mas no geral eu falo da minha própria vida, no que passei e como agi.
    No inicio era para ser um livro (que comecei a escrever depois de 2 anos do término de um relacionamento intoxicavél de 5 anos), mas um amigo insistiu muito para eu fazer um blog, que iria ajudar muitos homens e mulheres, e assim eu fiz. Hoje estou casada com uma pessoa espetacular...logo postarei aqui como encontrar sua alma gêmea ideal (como eu fiz, e funcionou)... Abraços, Simone.

    ResponderExcluir
  3. Adorei, Simone! :-)
    Vou passar por aqui mais vezes.
    Beijo!
    Laís

    ResponderExcluir
  4. Olá simone..adoraria trocar idéias com vc.

    ResponderExcluir
  5. Oi Simone,
    A pior sensação depois que termina um relacionamento nocivo é saber que deveríamos ter tomado a iniciativa de colocar um ponto final quando realmente ocorreu o ponto final. E, o ponto final ocorre quando se perde o respeito, que é bem antes do final de um relacionamento. Geralmente deixamos chegar no pico da falta de respeito, já quando há ausência de amor. Uma pena. Hoje estou sofrendo todas as consequências de ter adiado o fim. Fiquei cinco anos com uma pessoa que aproveitou o melhor de mim, tanto profissionalmente como pessoalmente, e fez todos os absurdos que fazem quando querem pisar. E eu achava que uma hora ia passar, que as coisas iam mudar, e adiava o fim. O resultado é o de hoje, estou profundamente triste e sozinha, mas sei que vou me reerguer, porque tenho Deus, e Ele, somente Ele não nos abandona nunca.....Luana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone,espero que vc tenha encontrado a paz interna,eu estou passando por isso hoje,e rezo bastante para essa dor passar,mas eu sei que passa!!

      Excluir
    2. Oi Andrea, obrigada por comentar. Eu encontrei a paz e foi difivil superar, hoje estou solteira, meu relacionamento não deu certo. Descobri que ele me traia e era (ou é ainda não sei) usuário de drogras, terminei sem dó e nem piedade. Cortei o mal pela raiz mesmo. E vida que segue. Tudo passa e depois você vê que está melhor sozinha. Tenta buscar sua paz, fique sempre perto de amigos e familiares, as pessoas que te fazem bem, busque fazer algo que te acrescente, seja feliz.
      Beijocas enormes e muita luz.

      Excluir
  6. Oi Luana,
    Passei a mesma coisa que você. Eu adiava o fim. Depois que passa, você pensa: _POrque eu não fiz antes?
    Também fiquei 5 anos com uma pessoa.
    Hoje estou feliz com uma pessoa espetacular.
    Espiritualidade faz a diferença na vida, revigora o espírito. Pode ser o que faltava para pôr o ponto final numa relação fadada ao fracasso.(Como disse no texto), voc~e está no caminho certo. Saia com as amigas, leia bons livros, mude a vida e bom conselho (não entre em outro relaionamento de imediato), somente depois de ter certeza de como VOCÊ ESTÁ. Boa sorte em tudo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Simone,

    Que bom ter encontrado um homem maravilhoso....espero que seja muito feliz...!

    Você tem razão, eu tentei entrar em um relacionamento e depois em outro...imagina!!! um não me completou e o outro, começou a agir nos mesmos moldes do meu ex (só que tem um detalhe....ele descambou rapidamente no relacionamento, e, o meu relacionamento de cinco anos descambou depois de muito tempo!!!) Aí começei a comparar, e até achar o lixo do meu ex melhor que ele....para que passar por isto denovo?! desta vez fui forte, eu tomei a iniciativa de sair fora, e assim me senti mais forte, bem diferente do que deixei acontecer anteriormente....
    Eu preciso mesmo aproveitar para ficar sozinha comigo mesma, com as amigas....ter mais tempo para pensar na minha vida, estudar mais e resolver as pendências que sempre ficam para depois (porque deixamos tanto tempo a nossa vida andar sem pensar em nós mesmas....!!!)....gostei dos seus conselhos....e do seu carinho também!
    Obrigada...! Luana

    ResponderExcluir
  8. Eu estou saindo essa semana de um relacionamento catastrófico de 6 anos! Pior, que até as minhas amigas se afugentaram, hoje elas têm medo de sairem comigo, porque se ele me ver na rua, feliz e com gente querida é perigoso ele fazer um escândalo. Por isso me sentia sozinha e triste e acabava caindo na lábia dele novamente quando queria reatar a relação. Tudo tinha que girar em torno dele, mas muitos sábados passava sozinha em casa chorando. Manipulador, egocêntrico, agressivo, não me deixava estudarm trabalhava meio período escondida, reduziu-me a pó. Então estou com depressão, pânico, gastrite, fiquei sem emprego,engordei 12 kilos. Mas no início não era assim, só foi mostrar suas garras depois que assinei um contrato de união estável onde eu não teria direito a nada, nenhuma comunicação entre os bens! Assinei porque pensei que poderia ser livre para trabalhar, mas ele acabou com tudo de bom que existia em mim e foi se tornando um carrasco! Terminei com ele esses dias e vou me reerguer, vai demorar, mas eu vou superar.

    ResponderExcluir
  9. Luanda,
    Espero que você esteja bem e feliz. Aproveite muito a sua vida e não deixe que ninguém te faça sofrer.´Beijos e boa sorte.

    Dani,
    O primeiro passo você já deu, que foi terminar com essa relação super-nociva. Se concentre. Fique com a familia. Não veja filmes romanticos e nem musicas que te deixam para baixo. Leia bons livros os da Maryan Keyes é ótimo. Recomendo para você...è Agora ou Nunca. Veja filmes animados. Saia com as amigas em lugares que vocês não tem a menor chance de se encontrar. Cuide-se, vá ao cabeleireiro, vá ao médico, faça uma terapia, vá a uma nutricionista. Cuide de sua mente e de seu copro, da sua saúde. E seja imensamente feliz. Boa sorte,

    ResponderExcluir
  10. OLÁ FOI MUITO BOM LER Todas as experiencias aqui postadas , pois estou no final de um relacionamento de 5 anos , mas ainda estou buscando forças pra sair , sei q vou conseguir , oro todas as noites pedindo pra Deus iluinar meus caminhos e me ajudar nessa decisao pois esta cada vez mais nocivo viver na situação q estou ataualmente

    ResponderExcluir
  11. Tenha fé, fprça e muito amor próprio. Tudo vai se resolver.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  12. Eu descobrir seu blog, em um momento que esta sendo muito dificil para mim, pois estou aki tentando de todas as maneiras me livrar do vicio de alguem, alguem que fez parte da minha vida por mais de 4 anos, e que hoje quando olho para tras nem sei dizer prq fiquei tanto tempo com essa pessoa... eu tenho muita fé que conseguirei sair dessa, mesmo que cada dia que começa e passa esteja sendo como uma prova de resistencia para mim, pois o fim mesmo que tinha gritado a tempos, so consegui aceitar agora infelizmente... e apesar das coisas absurdas que ja me aconteceu, ainda tenho medo de ter alguma recaida, estou me vendo como um viciado sendo tratado, preciso muito de ajuda, e conselhos!!!
    quem puder por favor me ajude!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Nane,

    O que precisar pode contar. O blog tem muitos posts para sua reflexão. O importante é que você não quer continuar com a pessoa errada. Vc tem escolhas. Escolha o certo. Boa sorte! Beijocas

    ResponderExcluir
  14. Meninas, mulheres
    Todas nós estamos suscetíveis a passar por uma cilada dessas. O pano de fundo? Solidão e medo do desconhecido, por isso vamos ficando... e sofrendo. Qual o segredo para colocarmos um ponto final para toda a eternidade? Irmos até ao apagar das luzes, fazer a definitiva verificação ecológica...senão poderá haver recaída! E isso eu fiz! Venci!!!
    No início de um relacionamento tudo são flores.. é a conquista! Vale ficarmos atentas aos "primeiros sinais" e jamais sermos "Amélias".

    ResponderExcluir
  15. Oi Jack, Com certeza.Te entendo perfeitamente.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. oi , sou homem tenho 22 anos e acabei um relacionamento de 2 anos.. há 5 anos atras, eu estava sendo nocivo para ela, e tomei consciencia e tentei acabar pacivamente mas infelizmente acabou em guerra, por parte dela, tento até hoje ter apenas a amizade dela, que é o que eu tinha em mente quando pensei em acabar. porem estou sofrendo de ritmia toda vez q o acaso nos reune, e ela sempre com ódio de mim. interessante ler as outras experiencias, para tentar avaliar e corrigir meus erros. ja melhorei muito, mas ainda nao é o suficiente. enfim. estou defendendo aqui a possibilidade de que há homens nocivos, mas não por escolha, e que tentam melhorar(sem intenção de reatar relacionamentos anteriores). É errando que se aprende!

    só uma dica, sugiro que os proximos comentarios as pessoas se identifiquem com sexo e idade.

    parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  17. Boa Noite,

    Também estou sofrendo por alguém que amo mas que me faz mal,namorei durante 2 anos mais fui flz somente cinco meses,depois foi um relacionamento complicado,sofri mto,ele me disse coisas terriveis,sempre fiz de tudo por ele,amei como nunca amei ninguém,achei que ele tb gostasse de mim da mesma forma,mas hoje descobri que não,ficou comigo não por quem eu era,e sim por que eu fazia por ele,isso me doi demais,pq sofro por alguém que me maltratou tanto??? me ajude qrom sair dessa.

    ResponderExcluir
  18. Legal voce e pelos escritos voce ja viveu um relacionamento nocivo, tal qual aquele em que me encontro. Sei que vou sair disso e conto com os escritos dos amigos para isso, depois é claro com minha ajuda e a de Deus. bjs

    ResponderExcluir
  19. oi estou em um relacionamento.toxico...e nao tenho mais coragem para reagir..estou adiando o final.que faço de onde buscar coragem...me ajude sos...bjsss...loira ...agradeço

    ResponderExcluir
  20. Infelizmente isto aconteceu comigo, mas graças a Deus que tudo terminou. O cara além de me enganar, mentia e me traiu, descobri recentemente a verdade. O mais curioso é que eles estão errados e ainda por cima se fazem de vitimas. Prometem mundos e fundos, dizem; eu te amo, vc é a mulher da minha vida, não vivo sem vc, etc.. não entendo a necessidade de afirmar tantas mentiras! o egoísmo, a falta de Deus no coração e respeito aos sentimentos alheios me fazem creer que estamos vivendo nos finais dos tempos mesmo!

    ResponderExcluir
  21. Simone, bem bacana o seu blog, está fazendo a diferença na vida das pessoas que se encontram perdidas, sem saber direito o que está acontecendo com elas, quem é de fato a pessoa com quem elas estão e se há solução.
    Você foi enfática em dizer o que deve ser dito e o que os psicólogos enrolam anos para nos fazerem concluirem sozinhos, depois de muitos danos irreversíveis que poderiam ter sido evitados se tivéssemos sido melhor orientados antes. PArabéns, bjs

    ResponderExcluir
  22. Eu que o diga.Sou casado, bem casado, tenho um filho de 15 anos, sou casado há 20 anos, tenho uma esposa maravilhosa, que me ajuda, me ama muito, é muito companheira, dedicada ao lar.Em meu quintal mora uma senhora e o filho maior de idade, solteiro.No ano de 2011, veio do norte a filha desta mulher.Eu trabalho em casa.sta mulher veio morar com a mãe, no entanto, não deu certo, começaram a brigar.
    sta mulher começou a se aproximar do meu local de trabalho, vinha conversar, desabafar, até que um dia eu dei-lhe um beijo na boca e acariciei o seu seio.Ela é uma mulher branca, na época tinha 42 anos, agora tá com 44, é magra, tem curvas, é divorciada e evangélica (pelos menos aparenta).Começamos ali um envolvimento amoroso.Eu a beijei, depois me arrependi e pedi perdão.Ela afastou-se, porém depois que pedi perdão começou a se aproximar.Fui conhecendo-a,ela me disse que o marido tinha a abandonado, tinha traído ela, ai ela conheceu outro outro homem, e foi morar com este.Com o primeiro marido ela teve quatro filhos, abandonou todos com o primeiro marido.Com o segundo, que era companheiro, teve outra filho, também largou este homem, disse que também traiu ela.
    Eu fui me envolvendo com ela, eu tenho uma carência afetivo-sexual, descobri com ela.Quando a conheci ela estava sem eira, nem beira.Ajudei-a tirar os documentos, a arrumar emprego, providenciei uma moradia prá ela no mesmo quintal que moro, eu já estava caidinho por esta mulher.Ficamos uns 06 meses só de namoro, até que um dia eu fui prá cima, e fizemos sexo, aí acabou de completar minha paixão.Com o tempo fui descobrindo com quem eu me envolvi, uma mulher fácil, que dá prá bola prá homens.Eu dei um celular prá ela, um dia mexendo no celular dela descobri telefones de homens, ela tinha me falado de um suposto chefe dela, que era gay e deu o nº do telefone dele prá ela ligar em caso de emergência.Um dia eu liguei rá este chefe, e ele disse que não era chefe e que não era gay, aí falei que tinha um caso com a fulana, aí ele se afastou dela.Esta mulher ficou atacada comigo dizendo que queimei o filme dela, antes ela tinha me proposto ficar com ela transando e com o cara em banho-maria, eu não aceitei.Quando foi agora no mês de fevereiro de 2013, ela me aprece com um cara, trouxe o mesmo prá casa dela, dormiu com o cara, nossa, meu mundo caiu, eu fiquei possesso, me afastei dela com o coração partido, não demorou um mês ela me procura novamente, eu besta cai nas garras dela novamente e voltamos a ficar, passou uns dois meses ela começa a me tratar com indiferença, distância, tentou me chantagear prá comprar coisas pr´ela, eu recusei, ela se afastou de vez sabendo de minha paixão por ela.u entrei na rede do facebook, criei fakes, passei mensagens para o s filhos dela, comecei a jogar um parente contra o outro, ficou feio para o meu lado.A fulana continua morando aqui no quintal, eu passei por desiquilibrado perante os familiares dela, perante a mãe dela, ela, a fulana me chamou de fraco, que vivo uma paixãozinha, que não sou homem, que sou fraco.
    Esta história eu tô contando por cima, tem muitos detalhes que omiti, mas se me dar o endereço de e-mail eu contarei tudo, o espaço aqui é pequeno.Mas agradeço muito o espaço.
    Estou afastado dela há poucos dias, o último dia que fizemos sexo, ela é ótima no sexo, foi no mês de maio, de lá prá cá só frieza, distância e brigas, enfim, eu ando um caco, tÔ tendo acompanhamento psicológico, minha esposa não se i se desconfia, mas não quer saber de papo com esta fulana.É por aí.Um abraço.

    Juliano Breda

    ResponderExcluir

Espero que o blog tenha te ajudado e agradeço a sua participação com seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...