...surgiu, como se desintoxicar do homem errado, mas com o tempo mudou para "Como se desintoxicar da pessoa errada". Existem mulheres e homens intoxicados.Tanto as mulheres quanto os homens tem sua parcela de culpa por se intoxicarem pelas pessoas erradas, afinal, todos temos o livre arbítrio, temos como escolher, cada um tem a sua responsabilidade! Esse blog surgiu para trocar experiências, dar um ponto de vista diferente para que seja feita a auto-análise para mudar algo....descubra o que será mudado em você. Seja feliz. Sua felicidade depende somente de você!!! Não coloque a responsabilidade de sua felicidade em alguém que não possa te fazer feliz.

domingo, 31 de outubro de 2010

Felicidade absoluta e relativa


Por Simone P. Cardoso,

Alguns leitores me perguntaram como vejo a felicidade. Pois bem, de uns anos para cá passei a ter consciência sobre a felicidade depois que conheci a filosofia budista.Então vou colocar o meu ponto de vida como budista e como aplico e vejo na minha vida.

Qual é o propósito da vida? É a felicidade. Mas há dois tipos de felicidade: a relativa e a absoluta.

A felicidade muda de cara e forma de acordo com o estado de vida das pessoas.

FELICIDADE RELATIVA é o estado de alegria e satisfação. Se manifesta de fora para dentro e está associada ao ESTADO DE TER. (Ter dinheiro, ter um carro novo, ter uma roupa da última moda, ter status, ter prestígio, ter uma condição superior aos outros, ter um relacionamento etc.) Essa felicidade nós perdemos quando deixamos de ter.

FELICIDADE ABSOLUTA é o estado de buda (estado de iluminação). Se manifesta de dentro para fora e está associada ao ESTADO DE SER. (Ser saudável, ser honesto, ser benevolente, ser solidário, ser alegre,ser amigo, ser filho, ser mãe, pai, irmão etc.) Essa felicidade nunca se esgota nem se abala diante das maldades e dos obstáculos da vida. Nossa primeira atitude deverá ser refletir sobre isso.

E a maioria das pessoas se sofrem por se apegarem somente na felicidade relativa e esquecem que tem a felicidade absoluta.

5 comentários:

  1. "Vivamos felizes, nós que nada possuímos! Seja a alegria o nosso alimento como é a luz para os deuses resplandecentes" Buddha

    Apesar de não ser budista, gosto da filosofia e de alguns preceitos propagados, da mesma forma que o cristianismo tem grandes preceitos - e ao longo dos tempos foram utilizados para outras finalidades, mas isso é outra história.

    No fundo é um exercício dos mais complicados que devemos fazer: o desapego em um período absolutamente consumista e cujo sistema estimula o descarte e o consumo como um ciclo para abastecê-lo. Um Buda e um Jesus Cristo com suas filosofias puras e simples (sim, elas são, nós é que complicamos tudo rs) não teriam vida fácil hoje - como não tiveram em seus tempos.

    Mas sempre tem aqueles "rebeldes" que buscam algo mais duradouro e consistente do que a felicidade baseada em bens finitos (bens de consumo muitas vezes supérfluos).

    bj!

    ResponderExcluir
  2. estou em busca dessa ferlicidade absoluta... mas a minha auto estima.. ou melhor.. a falta dela, não deixa... e eu fico infeliz, na maioria das vezes, nao pelo que não tenho. mas pelo que nao sou...

    ResponderExcluir
  3. Demorei mto para reconhecer em mim qualidades positivas que me sustentassem, persisti e hoje já consigo sentir um bem estar incrível, principalmente comparado ao quanto eu me menosprezava.
    As vezes quando ficava mto dificil reconhecer o que eu era prestava atenção nas pessoas que me amavam sem nenhum motivo, meus amigos... hoje já consigo procurar dentro de mim coisas boas e me surpreendo a cada busca :)

    ResponderExcluir
  4. Nunca havia me questionado sobre as formas de felicidade adorei o post beijoks!

    ResponderExcluir
  5. OI pessoal,

    Obrigada pelos comentários e opiniões. Aqui fica um cantinho mais aconchegante com os pensamentos de vocês.

    Beijocas

    ResponderExcluir

Espero que o blog tenha te ajudado e agradeço a sua participação com seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...