...surgiu, como se desintoxicar do homem errado, mas com o tempo mudou para "Como se desintoxicar da pessoa errada". Existem mulheres e homens intoxicados.Tanto as mulheres quanto os homens tem sua parcela de culpa por se intoxicarem pelas pessoas erradas, afinal, todos temos o livre arbítrio, temos como escolher, cada um tem a sua responsabilidade! Esse blog surgiu para trocar experiências, dar um ponto de vista diferente para que seja feita a auto-análise para mudar algo....descubra o que será mudado em você. Seja feliz. Sua felicidade depende somente de você!!! Não coloque a responsabilidade de sua felicidade em alguém que não possa te fazer feliz.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Eu não gosto do Natal...

Por Simone P. Cardoso pela metade...

Eu não gosto de Natal, e ia escrever um post falando sobre, e navegando na net encontrei um texto que retrata fielmente o que eu penso a respeito. Não pelo fato de eu ser budista ok?!Mesmo quando era católica nunca concordei porque penso assim...( o que está em vermelho são palavras minhas....)

Não gosto do Natal porque é aquela época em que a solidariedade se transforma numa obrigação, cumprida sem o sentimento que deveria alimentá-la. Por isso, os orfanatos podem se encher de presentes, geralmente velhos e quebrados, e os hospitais podem ver trocado o perfume dos seus corredores e repletas de maçãs as mesinhas de cabeceira dos internos e os asilos podem se encher de netos, reais ou postiços, e lembranças materiais, sem que os gestos sejam filhos da verdadeira solidariedade, aquela que jamais nasce da culpa.

Não gosto do Natal porque é aquela época em que a fraternidade se transforma numa espécie de abertura geral do carnaval seguinte, com luzes fortes, decorações bonitas e mesas belamente compostas. Por isso, a música pode tocar no volume que se quiser, as gargalhadas podem ultrapassar os salões e os cumprimentos podem ser ruidosos, sem que ali estejam irmãos verdadeiros, cujo interesse desinteressado um pelo outro se manifesta sem que se tenha à mão um calendário.

Não gosto do Natal porque é aquela época em que a generosidade se transforma na espera, por vezes ansiosa, do que se vai receber, o que aniquila completamente o espírito do dom. Por isso, é legítimo duvidar que os presentes sejam dádivas, porque desde cedo se aprende a esperar o presente que, no dia seguinte, será posto na rua para a contemplação dos vizinhos, numa concedida auto-invasão de privacidade, numa exibição mórbida das possibilidades financeiras de quem deu e recebeu, numa afirmação cabal de que ter é semelhante a ser.

Não gosto do Natal porque é aquela época em que aqueles que não participam das festas gordas podem ampliar no coração o abismo que separa sua realidade do nada ou pouco ter da realidade do tudo ou quase tudo ter. Por isso, é honesto perguntar se a grande festa da humanidade não foi transformada numa afirmação de que as diferenças não existem e que não devem ser superadas, uma vez que fica a impressão de que toda mesa tem, ignorando-se que umas têm demais, outras têm pouco e outras simplesmente não têm.

Também não gosto do Natal porque, para preservar a minha vida, não devo sair tranqüilo com minha família por ruas, avenidas e estradas, obrigado a me refugiar dos volantes bêbados.
Igualmente não gosto do Natal porque, para preservar a razão, não devo sair pelas manjedouras e convidar todos os pobres para participar do meu banquete, de carnes nobres e bebidas fartas.
Do mesmo modo não gosto do Natal porque, em nome do bom-senso, não devo usar nas festas de famílias a mesma roupa com que vou trabalhar todos os dias.

Não gosto do Natal porque é uma data muito comercial. A maioria das pessoas trocam presentes por obrigação. A falsidade impera em muitos casos, a reunião natalina acaba se tornando hipócrita.

Não gosto do Natal, porque dizem que é o aniversário de Jesus e depois que eu crescri descobri e entendi que não é o aniversário de Cristo (ele nasceu em agosto pelo que pesquisei), e que a religião cristã, pegou a data em que se comemorava as festas pagãs do "Sol Vencedor" passaram referenciar o Natal através da comemoração do nascimento de Jesus Cristo, sem vínculos diretos com as antigas festas pagãs...

Não gosto do Natal, porque para MIM NATAL é todo dia!...Dia que você diz para as pessoas que você as ama, sem ter data especial para isso, dia de você presentear alguém sem interesse, dia de ajudar o próximo (asilos, orfanatos, doações de sangue e medula óssea), etc..., dia de planejar seu mês, dia de se cuidar... Natal para mim = 365 dias por ano. E a festança fica somente como festança.

9 comentários:

  1. Natal é todo dia mesmo! É muito desigual essas festanças Natalinas!
    Essa de Jesus ter nascido em agosto não sabia... Escrevi um texto semelhante no meu blog.
    Abraços!
    www.adesbocada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Concordo em gênero, número e grau com tudo o que está escrito neste post e ainda acrescento: no dia 26 todas as "fantasias" ficam em casa e as pessoas voltam às suas rotinas com nenhum novo sentimento bom dentro si, praticando as mesmas falsidades e traições, e ainda reclamando que comeram demais e que 1º de janeiro é o dia de iniciar a dieta para estarem bem no Carnaval.
    Não é o geral, mas a grande maioria...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. concordo totalmente com o post e com o comentario acima. Esquece-se do verdadeiro sentido do Natal e vendem o dia como sendo algo comercial, como se amor, paz, prosperidade e tudo o que desejam (e nao é de coração) estivesse à venda e pudessemos dar de amigo secreto. Belo post.
    http://gavetasreviradas.blogspot.com/
    http://whygodwhyyy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Acho que isso é desculpinha pá quem tá infeliz...

    ResponderExcluir
  5. Fabiana, Esperança e Thata, obrigada pela presença e a opinião de vocês.

    Anônimo, acredito que você leu somente o título do post, mas cada um com o seu cada um...

    Abraços e todas umm 2010 espetacular.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Si! Quanto tempo não venho aqui... Ah, e só pra sacanear... FELIZ NATAAAAL!!!

    ResponderExcluir
  7. PARABENS pelo post.. eu tbm concordo com vc .. só gosto do natal pelo feriado, mas virou uma data muito comercial e a falsa honestidade ja se tornou comum é uma pena mesmo =/

    ResponderExcluir
  8. Renato, você é um fanfarrão. Saudades de t amigo!

    Oi Daiane, obrigada pela presença, comentário que concordo em NGG (número, gênero e grau) e feliz ano novo para todos.

    ResponderExcluir
  9. Ah, sinto muito, mas vou ter de discordar, porque: eu amo o natal! Tudo bem: datas são datas, é comercial, os shoppings viram um inferno, as pessoas exageram nas comemoraões e beberações, as decorações na cidade, beiram o ridículo, de tão bregas, com uma ou outra exceção, mas, independente disso tudo, acho uma época propícia para dizer: "obrigada, por fazer diferença na minha vida", a começar pelo próprio Jesus, motivo dessa festa toda.
    Então, gostando ou não gostando, obrigada por ter feito parte da minha vida virtual este ano.
    Feliz 2010!
    ( Amei a foto de todo mundo, lá em cima!)

    ResponderExcluir

Espero que o blog tenha te ajudado e agradeço a sua participação com seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...