...surgiu, como se desintoxicar do homem errado, mas com o tempo mudou para "Como se desintoxicar da pessoa errada". Existem mulheres e homens intoxicados.Tanto as mulheres quanto os homens tem sua parcela de culpa por se intoxicarem pelas pessoas erradas, afinal, todos temos o livre arbítrio, temos como escolher, cada um tem a sua responsabilidade! Esse blog surgiu para trocar experiências, dar um ponto de vista diferente para que seja feita a auto-análise para mudar algo....descubra o que será mudado em você. Seja feliz. Sua felicidade depende somente de você!!! Não coloque a responsabilidade de sua felicidade em alguém que não possa te fazer feliz.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Namorados (as) manipuladores(as)

Livro: Os manipuladores estão entre nós - de Isabelle Nazare-Aga

Quem são os manipuladores? Que máscaras usam? Como podemos nos proteger desses terroristas dos sentimentos? Nesta obra, Isabelle Nazare-Aga responde a essas perguntas e mostra até que ponto os manipuladores estão presentes à nossa volta. Simpáticos, sedutores, reservados, altruístas ou francamente tirânicos, os manipuladores adotam diferentes atitudes e empregam diversas manobras para conseguir seus objetivos. São relacionamentos caracterizados por um enorme desgaste psíquico e, às vezes, até somático. O livro é destinado aos profissionais do campo da ajuda , ao corpo jurídico e diretamente a cada indivíduo.

Segue 30 atitudes tipo deste tipo de personalidade patológica...

1. Culpabiliza os outros em nome do laço familiar, da amizade, do amor e da consciência profissional
2. Faz os outros acreditarem que devem ser perfeitos, e devem estar sempre prontos a responder aos seus pedidos e questões.
3. Utiliza os princípios morais dos outros para satisfazer as suas necessidades (cortesia, humanismo, solidariedade, gentileza, generosidade).
4. Põe em dúvida a competência, as qualidades e a personalidade dos outros: critica, desvaloriza e emite juízos de valor.
5. Poderá ser invejoso, mesmo sendo um parente ou um cônjuge.
6. Utiliza lisonjas para nos agradar, dá-nos presentes e põe-se de repente com mil cuidados para nós.
7. Desempenha o papel de vítima para que tenham pena dele (doença exagerada , sobrecarga de trabalho, etc).
8. Demite-se das suas responsabilidades, atribuindo-as aos outros.
9.Não comunica claramente os seus sentimentos, pedidos e necessidades.
10.Responde muitas vezes de maneira vaga.
11. Muda repentinamente de assunto no decorrer de uma conversa.
12. Evita ou escapa da conversa.
13. Manda recados por outros ou intermediários, ou deixa notas escritas.
14. Invoca razões lógicas para disfarçar os seus pedidos.
15. Prega o falso para ficar a saber o verdadeiro, deturpa e interpreta.
16. Não suporta a crítica e nega as evidências.
17. Ameaça de modo disfarçado ou, no limite faz chantagem abertamente.
18. Semeia a discórdia e levanta a suspeição, divide para melhor reinar e pode provocar a separação de um casal.
19. Muda as suas opiniões, comportamentos e sentimentos, de acordo com as pessoas e as ocasiões.
20. Mente.
21.Aposta na ignorância dos outros e faz acreditar na sua superioridade.
22. É egocêntrico.
23. O seu discurso parece lógico ou coerente, ainda que as suas atitudes, atos e modos de vida correspondam e demonstrem o oposto.
24.Utiliza muito frequentemente o último instante para pedir, ordenar ou fazer outra pessoa atuar.
25.Não toma em consideração direitos, necessidades e desejos dos outros.
26. Ignora os pedidos dos outros, mesmo quando diz estar a considerá-los.
27. Provoca um estado de mal-estar ou um sentimento de falta de liberdade (armadilha).
28.Leva-nos a fazer coisas que provavelmente não teríamos feito por nossa própria vontade.
29. É eficaz em atingir os próprios fins à custa dos outros.
30. É constantemente o objeto de discussões entre pessoas que o conhecem, quando não está presente (mas nem sonha que isto possa acontecer).

O livro refere em traços gerais:

- de inicio quando se dá a conhecer, a maioria das vezes conquista-nos pela sua originalidade, simpatia, cortesia, encantamento, generosidade, um passado marcado por abandono, de que sobreviveu graças à sua coragem e força de vontade.
- este é um tipo de personalidade patológica que nem com ajuda médica melhora, nem nunca muda.
- não é mau feitio, é patologia, narcisismo, egoísmo, egocentrismo, culpabilização constante dos que o rodeiam….
- é um tipo de pessoa que enreda a sua “presa” numa teia de aranha e confusão mental de tal ordem, de que só com muita força, luta e determinação se consegue sair dela.
- é um tipo de pessoa que raramente parte para a violência física, pois isso deixa marcas evidentes (calculista, nunca corre o risco de criar má imagem perante os outros, nem ficar mal com a lei), então joga pela violência verbal, psicológica, chantagem, de desgraçado (que nos faz sentir pena dele) e nos mantém subtilmente a seu lado, convencendo-nos de que não o podemos largar senão não somos nada, e ele próprio precisa de nós para sobreviver (nesta altura usa o lisonjeio, o elogio e os pedidos de desculpa para nos convencer e termos pena dele)
- não olha a meios para atingir fins e faça o que fizer, certo ou errado, acha sempre que tem razão.
- cada vez que sente que está a perder o controle sobre a sua “presa/vítima”, ataca de novo com armas cada vez mais poderosas e ofensivas.
- é um tipo de personalidade que é reconhecida com muito mais clareza pelos que o rodeiam, mas não vivem com ele, isto é, os que estão de fora.

12 comentários:

  1. "...nos mantém subtilmente a seu lado, convencendo-nos de que não o podemos largar senão não somos nada..."
    GAROTAAAAA!!!!
    Esse texto descreveu E-XA-TA-MEN-TE um ex namorado! Eu não conseguia enxergar isso tudo. E esse domínio sobre mim durou anos! E esse trecho que eu reescrevi ai em cima resume muito bem o que ele fazia comigo!!!! Incrível.
    E eu que achava que ele tinha apenas "síndrome de adolescente"...
    O cara era tosco de mais! afff... e o pior é que essas criaturas te envolvem tão bem que você não percebe mesmo!!! eu sou um exemplo vivo de que isso realmente acontece!!!
    Fiquei pasma agora com a descrição!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que estou no auge do desequilíbrio. Acabei um relacionamento dessa natureza e ainda tento manter uma amizade. Tá praticamente impossível. Foi um relacionamento de um ano, tempo suficiente pra causar um enorme mal-estar na família que sempre foi minha fortaleza. É só surgir o nome dele que o mal estar se instala. Estou em tratamento psicológico e espiritual, ainda assim não consigo a distância necessária. Vivo oscilando o humor. Continuo com pena de abandoná-lo de vez. Li um artigo sobre "zeladores emocionais", é isso que sou. Tá muito difícil, minha vida empacou, nada sai do lugar. Não posso desistir, mesmo sendo difícil continuar. Abraços

      Excluir
    2. E aí, como que ficou?

      Excluir
  2. Q MEDO
    e vi em dois ou três pontos ali.
    Fiquei preocupada agora

    ResponderExcluir
  3. Meu namorado é assim, não sei como agir, é muito dificil lidar com esse tipo de pessoa.
    Estou tentando me libertar!!!

    ResponderExcluir
  4. Por que as pessoas continuam sendo babás, motoristas, fantoches nas mãos de namorados(as)? Se sabem que eles ou elas não são boa coisa, façam como eu: dêem um pé na b***a histórico!!! É uma delícia!

    ResponderExcluir
  5. Nossa meu ex namorado era assim.Uma coisa eu falo
    nunca deixe q continue desta forma é muito perigoso

    ResponderExcluir
  6. CA estou eu, em pleno 2017 me libertando de um verdadeiro manipulador. Obrigada pelo texto

    ResponderExcluir
  7. Eu também passei por duas vezes. A PRIMEIRA,eu cai em depressão praticamente, me senti um lixo, mas , como não consegui ficar sozinha e entender tudo o que passei , cai em uma nova armadilha mas dessa vez, senti que era comportamento familiar e comecei a ler muito sobre comportamento abusivo e todoa artigos desejavam ele é a forma como me sentia entao , procurei ajuda médica, fui a um psiquiatra que me receitou um medicamento para controlar minha ansiedade para colocar a cabeça no lugar e conseguir raciocinar quando ele começava com ataques de : mas eu faço tudo por você, você vai se arrepender se me perder, eu não gosto da sua melhor amiga ( sem nem conhecer ela ), ciume de estar mais feliz com minhas irmãs que com ele, ciume de eu fazer academia, manipular tudo e qualquer coisa que me fizesse bem, e querer que eu fizesse tudo o que ele queria , sempre falando de forma cordial, mas sempre que possível tentando em brincadeiras me diminuir perto dos outros... E confesso, a melhor coisa que fiz foi me cuidar, depois do psiquiatra e 12 dias o remédio me fazendo efeito , busquei uma terapia e expus tudo e claro, o terapeuta só confirmou o que já sabia e disse, comece sutilmente a nao executar tudo o que ele impõe sem brigas e veja se ele permanecerá o mesmo com vc... dito e feito, ele ficava uma fera e disse que eu não era mais a mesma e que não o amava mais, não era a companheira de antes... a pessoa prestativa que era deixou de ser e só passou a fazer chantagens emocionais ... por isso digo, se você é uma pessoa boa e que fica com medo de se desprende quando seu namorado começa a se fazer de vitimas e logo volta a ser o que era , das duas, uma , oi você convence ele que ele precisa de ajuda pra mudar e busca uma terapia e tratamento ou você se afasta. O que nao dá, definitivamente, e viver com uma pessoa dessa achandonque pode mudá-la. Ela vai acabar com sua auto estima e te afastar de tudo o que te faça bem sem ele , fazendo com que se sinta "feliz" somente com ele e quando se ver , sstsra vivendo uma vida triste e sombria em prol de uma pessoa que não ama nem ela mesma , quem dirá os outros. Boa sorte E força!

    ResponderExcluir
  8. Esse texto fala exatamente da pessoa que esta comigo, ele se faz de vitima a todo momento, ele nao aceita um nao como resposta,tudo tem que ser do jeito dele e na hora que ele quer.
    Arruma discussoes por coisas bobas e pequenas,se faz de vitimas,faz chantagens emocionais,
    Fiquei desesperada quando li este artigo, pois o texto inteiro fala do jeito que ele e.
    Preciso de ajuda urgente pra lidar com essa situaçao se alguem puder me ajudar fico grata,pois nao sei nem por onde comecar

    ResponderExcluir
  9. Esse texto fala exatamente da pessoa que esta comigo, ele se faz de vitima a todo momento, ele nao aceita um nao como resposta,tudo tem que ser do jeito dele e na hora que ele quer.
    Arruma discussoes por coisas bobas e pequenas,se faz de vitimas,faz chantagens emocionais,
    Fiquei desesperada quando li este artigo, pois o texto inteiro fala do jeito que ele e.
    Preciso de ajuda urgente pra lidar com essa situaçao se alguem puder me ajudar fico grata,pois nao sei nem por onde comecar

    ResponderExcluir

Espero que o blog tenha te ajudado e agradeço a sua participação com seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...