...surgiu, como se desintoxicar do homem errado, mas com o tempo mudou para "Como se desintoxicar da pessoa errada". Existem mulheres e homens intoxicados.Tanto as mulheres quanto os homens tem sua parcela de culpa por se intoxicarem pelas pessoas erradas, afinal, todos temos o livre arbítrio, temos como escolher, cada um tem a sua responsabilidade! Esse blog surgiu para trocar experiências, dar um ponto de vista diferente para que seja feita a auto-análise para mudar algo....descubra o que será mudado em você. Seja feliz. Sua felicidade depende somente de você!!! Não coloque a responsabilidade de sua felicidade em alguém que não possa te fazer feliz.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Estar empregada

Encontrei essa matéria e achei bem interessante.

Quando alguém ingressa no mercado de trabalho e inicia a carreira, independente da área em que atue, um pensamento surge: como fazer para obter sucesso e consolidar a trajetória? Este é um pressuposto fundamental para qualquer que seja o emprego em questão, afinal, quem não quer crescer profissionalmente e ser recompensado por isso? Uma boa posição gera maiores salários, mais contatos e, algumas vezes, mais prestígio.

Sendo assim, existe um termo muito utilizado no meio executivo, chamado “empregabilidade”, que representa uma característica fundamental para distinguir as pessoas que terão destaque no mercado de trabalho e que possivelmente venham a ocupar os melhores cargos.

Segundo Renato Grinberg, Diretor Geral do portal de empregos Trabalhando.com.br e especialista em carreiras e mercado de trabalho, a empregabilidade nada mais é do que “a capacidade de um profissional em ser aceito pelo mercado”. “Se colocado em uma escala, quanto maior for o grau de empregabilidade, mais possibilidades ele terá de ser aceito na área de atuação”, ressalta Renato, que completa: “as pessoas que têm empregabilidade são aquelas que possuem as habilidades que o mercado requer. Toda empresa precisa de proatividade, conhecimentos técnicos, línguas… todas essas habilidades aumentam a empregabilidade de um profissional”.

Janete Dias, coordenadora da área de Gestão de Carreiras da FIAP e sóciaproprietária da Global Coaching, afirma que ter empregabilidade é primordial nos dias de hoje. “É uma competência fundamental e que necessita ser alimentada, pois ela é perecível. Ao menor descuido, pode-se perdê-la. Saber manter a empregabilidade é uma competência importante atualmente”, explica.

Empregabilidade x emprego

Pode não parecer, mas existe uma diferença muito grande entre ser empregado e ter empregabilidade. “A pessoa que pensa em somente ter um emprego é a pessoa empregada. Aquela que somente quer ter um trabalho. Já quem pensa em ter empregabilidade é aquele que está desenvolvendo “um” algo a mais para ser empregável em qualquer situação”, explica Renato.

As pessoas empregáveis são aquelas que buscam enriquecer seu conhecimento. Além disso, são os modelos de funcionários que as grandes empresas buscam, afinal, o mercado procura por aqueles que possam oferecer mais do que o próprio serviço exige, pessoas que venham a agregar valores e consigam achar soluções para os problemas. “As empresas buscam empreendedores. Pessoas que possam oferecer algo a mais, que tenham novas ideias e que ajudem a buscar e atingir novos negócios”, ressalta Renato Grinberg.

Seguindo na mesma linha do consultor, Janete Dias ressalta a importância de estar sempre antenada na sua área e ainda aponta outras características básicas para o sucesso. “É importante que a pessoa esteja atualizada e busque sempre informações sobre sua área. Saber exercitar o networking, ampliando sua rede de contatos, pode ser fundamental na hora de uma contratação. Viajar e conhecer novas culturas também é muito importante”, diz.

Quais erros não devo cometer no ambiente de trabalho?

Para obter um bom emprego, é preciso estar atento às qualidades requeridas, mas é igualmente imprescindível ficar de olho nos erros que não devem ser cometidos. Segundo Janete, “A competência de saber trabalhar em equipe é muito valorizada atualmente; portanto, a ética e a habilidade de saber manter bons relacionamentos interpessoais são desafios preciosos e devem ter prioridade no dia a dia profi ssional. Nesse sentido, a empregabilidade se encontra associada à habilidade de criar e cultivar os vínculos sociais”.

De acordo com Renato Grinberg, o principal erro que um funcionário não pode cometer dentro de seu ambiente de trabalho é pensar como um empregado. “O profissional que tem este tipo de pensamento cumpre as suas funções e não pensa em fazer nada mais do que isso”, diz. Sabendo disso, você acredita ser uma pessoa que possui empregabilidade?

Caso a resposta seja sim, está na hora de pensar em objetivos maiores, sabendo o quão importante é cultivar os próprios valores e estar consciente de até onde se pode chegar. Ter confiança e estar sempre atualizada pode fazê-la uma pessoa bem- sucedida e, principalmente, satisfeita com o trabalho.

Cinco mandamentos da empregabilidade

1 – Seja proativa

2 – Esteja sempre em busca de evolução profissional

3 – Saiba falar outras línguas e ter conhecimentos técnicos

4 – Agregue valores à empresa

5 – Não pense como empregado, e sim como um fornecedor de serviços

Por Danilo Cabloco
Fonte: Revista Executiva/ed.4

E você o que pensa sobre tudo isso?

3 comentários:

  1. Simone, estou vivendo um dilema profissional nos ultimos tempos. Na minha empresa, ter ideias e ser proativa e' ameaca. Sinto que estou emburrecendo e me vejo no clipe do Pink Floyd, chegando na maquina pra virar carne moida. Muitas grandes empresas sabem que o mercado mudou, mas nao mudaram. Eu trabalho em uma que tem uma gestao preconceituosa e ditatorial. Vixe, to fora! Sofro calada, pois preciso do emprego. Mas to no meu limite!

    ResponderExcluir
  2. Oi Esperança,eu sei que é complicado quando a empresa não ajuda. Mas quando aparece algum problema desse tipo, temos que fazer dos probelmas, oportunidades....de arrumar um novo emprego...aguentar firme e estudar ara um concurso...torcer para as pessoas que são complciadas arrumar um ouro emprego e elas sairesm.. e por ai vai. Vamos seguindo na luta.

    ResponderExcluir
  3. Estou estudando sobre isso em Administração, achei interessante essa matéria, parabéns pelo post =)

    ResponderExcluir

Espero que o blog tenha te ajudado e agradeço a sua participação com seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...