...surgiu, como se desintoxicar do homem errado, mas com o tempo mudou para "Como se desintoxicar da pessoa errada". Existem mulheres e homens intoxicados.Tanto as mulheres quanto os homens tem sua parcela de culpa por se intoxicarem pelas pessoas erradas, afinal, todos temos o livre arbítrio, temos como escolher, cada um tem a sua responsabilidade! Esse blog surgiu para trocar experiências, dar um ponto de vista diferente para que seja feita a auto-análise para mudar algo....descubra o que será mudado em você. Seja feliz. Sua felicidade depende somente de você!!! Não coloque a responsabilidade de sua felicidade em alguém que não possa te fazer feliz.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Homem/Mulher manipulador(a) no trabalho

Por Simone P. Cardoso...comentários em vermelho

Sempre recebo e-mails perguntando sobre caracteristicas de homens manipuladores. Queria montar um post bacana, fui pesquisar mais na internet para me profundar mais sobre o assunto, e escrver algo coerente com minha experiência pessoal e com o meu ponto de vista.
Estou escrevendo sobre: Homem/mulher manipulador no amor... e encontrei um artigo sobre o Homem/Mulher manipulador(a) no trabalho, copiei em um depoimento de uma pessoa de um forum, e a mesma copiou da revista MÁXIMA. Achei muito interessante, pois sempre nos deparamos com algum desses tipos. Caso alguém tenha algum tipo para acrescentar, comente, será interessante.

Segue:


Já lhe aconteceu entrar num novo emprego, ou numa família e deparar-se com dificuldades relacionais? A dúvida instala-se, sente-se stressado e fala muitas vezes dessa pessoa. Demasiadas vezes até… E, se não é amor, então o que é? Que influência esta exerce sobre si? Esta é a questão que Isabelle Nazaré-Aga, autora do livro “Os manipuladores estão entre nós” coloca, pois como terapeuta conclui que muitos profissionais passam pela dolorosa experiência de conviver com um.

Na presença de um a pessoa altera o seu entusiasmo pela vida? Cuidado, então. Segundo a autora o manipulador pode apresentar vários rostos ou perfis. Ser simpático, altruísta, culto, tímido ou ditador. Os primeiros são os mais difíceis de identificar mas como refere João Carvalho de Neves, professor no ISEG num artigo de opinião “quem estiver atento percebe que usam o princípio da reciprocidade para retirarem benefícios para si próprios, não hesitam passar por cima dos outros, não são sinceros na expressão das suas opiniões e, por isso não são coerentes nas suas decisões e votações. Por fim, não respeitam necessidades, sentimentos e opiniões das outras pessoas.”

Há quem lhes chame também vampiros. Por serem uma figura da história do cinema e também do inconsciente humano. Alguém que sorrateiramente e, de forma sedutora chega e mordisca o pescoço da sua vitima sugando-lhe o sangue. E o que tem isto a ver com as empresas? Tudo. Os vampiros das organizações procuram a energia dos outros para se alimentar, provocando nos colegas dores de cabeça, mal-estar, irritação, desequilíbrio emocional, quebra no desempenho e desmotivação. A energia vital que anima todos os seres. Só para ter uma ideia algumas dentadinhas começam com fofocas, competição desleal, intriga e omissão de informação para prejudicar o trabalho.

Aprenda a identifica-los para se proteger.

COBRADOR: cobra sempre, de tudo e todos, seja por telefone, email ou ao vivo. Se você vestir a carapuça e se sentir culpado, estará a abrir as portas para ele actuar.

CRÍTICO: só sabe criticar. Todas as observações são negativas e destrutivas. Vê a vida somente pelo lado “sombrio”.

ADULADOR: é o famoso “puxa-saco”. Adula o ego da vítima, cobrindo-a de lisonjas e elogios falsos.

RECLAMADOR: reclama de tudo, de todos, da vida, do governo, do tempo… Se opõe a tudo, exige, reivindica, protesta sem parar.

INQUIRIDOR: a sua língua é uma metralhadora. Dispara perguntas sobre tudo e não dá tempo para que a vítima responda, pois já manda mais uma “rajada” de perguntas. Na verdade ele não quer respostas e sim apenas desestabilizar o equilíbrio mental da vítima, perturbando seu fluxo normal de pensamento.

LAMENTADOR: são os lamentadores profissionais, que anos a fio choram as suas desgraças. Para sugar a energia da vítima, atacam pelo lado emocional e afectivo. Choram, se lamentam e fazem de tudo para despertar pena. São sempre os coitados, a vítima.

PEGAJOSO: investe contra as portas da sensualidade e sexualidade da vítima. Aproxima-se como se quisesse “lambê-la com os olhos”, com as mãos, com a língua. Parece um polvo querendo envolver a pessoa com os seus tentáculos. Se você não escapar rápido, ele sugará a sua energia em qualquer uma das possibilidades.

“GRILO-FALANTE”: a porta de entrada que ele quer arrombar é o seu ouvido. Fala durante horas, enquanto mantém a atenção da vítima ocupada.

HIPOCONDRÍACO: cada dia aparece com uma doença nova. Adora coleccionar as bulas de remédios. Assim, chama a atenção dos outros, despertando preocupação e cuidados.

GUERREIRO: para ele, o mundo é um campo de batalha onde as coisas só são resolvidas na base do combate. Quer que a vítima compre a sua briga, provocando-lhe um estado raivoso e agressivo.

MANIPULADORES ESTÃO ENTRE NÓS
Autor(es): Isabelle Nazare-aga
Editora: EDIOURO

8 comentários:

  1. Simone, essas dificuldades sempre vão aparecer, em qualquer relação, mas no trabalho a tendência é que elas cresçam. Passei por um episódio no ano passado que me deixou profundamente deprimida e atrapalhou o meu rendimento, fazendo com que eu sofresse cobranças sem que ninguém soubesse o que, de fato, estava me desmotivando. Compartilhei isso no meu blog e expus a atitude que tomei (http://mecaseicomohomemerrado.blogspot.com/2009/11/assedio-moral-mostre-que-voce-esta-por.html) depois de buscar informações sobre o assédio moral. Infelizmente, milhares de trabalhadores (as) brasileiros (as) sofrem calados por precisarem do salário no final do mês, o que faz com que esses seres manipuladores cresçam cada vez mais. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Caramba, eu li o que você passou e a sua postura diante do acontecido.
    Parabéns.
    Bjocas e obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Simone!
    Fui vítima de um manipulador perverso e quase perdi o equilibrio. Com a força dobrada que ganhei ao sair da relação escrevi um livro e penso em criar uma associação para proteger as vitimas desses psicopatas. Gostaria de contar com pessoas como vc, conscientes e fortes. Criei uma comuna no orkut "Manipuladores e vitimas. Se tiver interesse, dá um pulinho lá. Obrigada.
    Louise Tommasi

    ResponderExcluir
  4. Acabei de sair deste trama o meu ex me fez sentir completamente uma idiota em sua mão fico me questionando como pode ser tão cruel ao ponto de destruir a familia e como pude ser tão ingenua no momento estou recomeçando pois todos os meus entes queridos se afastam por completo de mim
    Somente quem viveu esta situação e capaz de compreender o tamanho do estrago em todos os aspectos.

    ResponderExcluir
  5. Fui burra por não ter aceite o que o livro me demonstrava ter bem alí ao meu lado. é o que dá quando se acredita na Ilusão, quando se projecta no outro as nossas carências. 8 anos depois, paguei bem caro... Por duas vezes alimentei dois "vampiros" sugadores da auto-estima alheia... Tenho pena que não se aborde mais este tema nas famosas revistas femininas... e também nas masculinas porque tanto faz ser homem como mulher....

    Tive duas experiências muito traumáticas na vida... a segunda deixa-e com uma filha ... por minha total conta... Mas há uma coisa que recuperei. A minha vida... comigo mesma... porque no fundo esse tipo de pessoas acaba a sua vida infeliz, sem dar por isso. é preciso é ter atenção para nos afastarmos a tempo... as nossas carências tornam-nos presas fáceis....

    ResponderExcluir
  6. Oi..Vivo um relacionameto , ao qual meu companheiro é um manipulador de primeira classe, ja me tirou muito dinheiro, já nos separamos e eu acabei voltando, hoje ainda ele tenta de todas as maneiras me manipular, tento ser forte para que não consiga mais me tirar tudo que já tirou, inclusive minha familia, meu trabalho. Ele é um homem amavel mas somente quando quer algo em troca, e eu estou em tratamento psicologico para ver se saio dessa fria que me meti, ao qual destrui e continua destruindo minha vida.

    ResponderExcluir
  7. É simplesmente desesperador. Terminei uma relação assim. Mas, prefiro não te-lo como inimigo. Contato com ele, mesmo esporádico me faz mal. A ausência total também. As vezes penso que estou enlouquecendo. Estou em tratamento, mas parece que avanço e regrido. Tem dias muito difíceis Literalmente, ele me levou ao céu e ao inferno.

    ResponderExcluir

Espero que o blog tenha te ajudado e agradeço a sua participação com seus comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...